quinta-feira, 13 de novembro de 2014

O jardineiro

Para as rosas, escreveu alguém, o jardineiro é eterno.” (Machado de Assis)

Os anos vão se passando e como retorno, para aqueles que realmente desejam, ficam as experiências vivenciadas que consequentemente trazem com elas amadurecimento. É incrível a maneira carinhosa com que o jardineiro cuida das suas rosas, mesmo sabendo que não são eternas.
As rosas oferecem milhares de variedades, trazendo diferenças em termos de tamanho, cor e perfume. São plantas que demandam atenção e cuidados especiais. Todo bom jardineiro sabe quais os cuidados necessários a uma rosa. Um deles é a poda; quando pensamos em poda, claro que vem a nossa mente a palavra eliminar, sim, e é isso mesmo, no entanto, sempre que as rosas são podadas o intuito do jardineiro não é matá-las e sim fazer com que elas cresçam saudáveis, e que seus dias sejam prolongados. Podar significa eliminar os excessos, tirar tudo o que impede o crescimento da roseira. Podemos nos tranquilizar porque o jardineiro tem tanto prazer em cuidar das suas roseiras, que jamais tirará delas algo que realmente seja importante para o seu desenvolvimento, pelo contrário, tira-se tudo o que é desnecessário, apenas o excesso. Eliminam-se os ramos danificados, quebrados, ou com pragas que, se deixados permanecer, enfraquecem a planta, retirando força aos ramos saudáveis que têm o potencial de dar flores com maior qualidade.
Essa poda é feita cuidadosamente, de maneira que o tecido vascular da planta não seja esmagado, pois de outra forma promoverá a entrada de fungos indesejados. Também é importante que seja feita a limpeza das roseiras, cuja finalidade é eliminar ramos improdutivos ou mortos. Essa limpeza deve ser feita sempre que houver ramos e flores murchas.
Claro que cuidar das roseiras vai além da poda, elas precisam constantemente serem regadas. Precisa-se de uma boa drenagem para que o solo não acumule água, de forma que venha matar as rosas. Além da água, as roseiras precisam de luz, luz é claro que venha diretamente do sol, evitando deixá-las em lugares escuros e ambientes internos.
A adubação precisa ser na medida certa, adubo demais queima a raiz da planta e ela consequentemente começa a murchar.
Outro detalhe é ter controle de pragas e doenças. Precisam-se usar fungicidas específicos para que o mesmo não prejudique a planta.
Se para as rosas o jardineiro é eterno, para o jardineiro as rosas não são eternas. O que faz alguém cuidar de algo que sabe que não é eterno? O simples prazer de contemplar nem que seja por um período a sua beleza. A sua criação. Claro que em determinado momento as rosas precisam ser colhidas, mas mesmo depois dessa etapa,que parece ser a última, elas continuam a exalar beleza, não mais no jardim, mas na casa do jardineiro.
Penso que somos semelhantes às roseiras, que precisam dos cuidados do jardineiro para não morrer, e claro cumprir o propósito de enfeitar a vida das pessoas que nos cercam. Como rosas, sabemos que nosso jardineiro é eterno, e que se dedica totalmente à sua criação. Muitas vezes precisamos ser podados; muitas coisas que prejudicam o nosso desenvolvimento são eliminadas da nossa vida. Tudo com o objetivo de nos manter saudáveis, prolongando os nossos dias. O nosso jardineiro nos ama tanto, que só tira da nossa vida aquilo que é desnecessário. Elimina aqueles ramos danificados e é claro as pragas que se deixadas podem nos enfraquecer. Mas tudo é feito de maneira cuidadosa que não venha a nos machucar, deixando sequelas. Muitas vezes nosso jardineiro limpa o seu jardim, eliminando os ramos improdutivos e flores murchas que juntas no mesmo jardim, tiram a beleza das rosas que permanecem vivas. O nosso jardineiro tem regado o seu jardim na medida certa, não permitindo que a água venha matar as suas roseiras. Sabendo que suas rosas precisam de luz, tiram-nas de lugares escuros deixando-as sempre ao ar livre, para que as mesmas não venham morrer sufocadas. A adubação é feita na medida certa, de maneira que não queime a raiz da planta e ela consequentemente começa a murchar.
Nós rosas sabemos que o nosso jardineiro é eterno e estamos aqui com o  propósito de adorá-lo e enfeitar o seu jardim. As roseiras murchas serão descartadas, mas as roseiras que produziram rosas lindas e saudáveis, aquelas que se submeteram ao cuidado do jardineiro, serão um dia colhidas para enfeitar o seu  jardim celestial.
Muitas vezes tudo pode parecer difícil, doloroso, injusto e insuportável, mas creia, é só o jardineiro cuidando das suas roseiras, para que tenha em suas mãos as mais belas rosas.

Mônica Bastos







Nenhum comentário:

Postar um comentário